domingo, 7 de dezembro de 2014

ELEITO NOVO MEMBRO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS

Docente é eleito membro da Academia Brasileira de Ciências
Marcio de Castro Silva Filho, docente do Departamento de Genética (LGN), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) é um dos 24 membros titulares da Academia Brasileira de Ciências (ABC) eleitos em 2014 em Assembleia Geral Ordinária. A ABC a notícia na última quarta-feira, 3/12, apresentando além os nomes também de dez membros correspondentes. Eles tomarão posse em maio de 2015, durante a Reunião Magna.
Segundo a Academia, os membros titulares da ABC são cientistas radicados no Brasil há mais de dez anos, com destacada atuação científica. Já os membros correspondentes são cientistas radicados no exterior há mais de dez anos de reconhecido mérito científico, que tenham prestado relevante colaboração ao desenvolvimento da ciência no Brasil.
Marcio de Castro Silva Filho – Foi eleito na área de Ciências Agrárias, ao lado de Francisco José Lima Aragão, da Embrapa/DF. O docente da ESALQ é graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) em 1984. Tem mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela UFLA (1989) e doutorado em Biologia Molecular de Plantas pela Universite Catholique de Louvain, Bélgica (1994). Realizou um ano sabático no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da University of Melbourne, Austrália, em 2003. Atualmente é Pesquisador 1A do CNPq, e Professor Titular do Departamento de Genética da ESALQ. Exerceu as funções de Coordenador da área de Ciências Biológicas I da CAPES 2008-2011, foi membro titular do CTC-ES no período 2008-atual e membro titular da CTNBio (2005-2007). No período de novembro de 2011 a Julho de 2012, foi diretor de Relações Internacionais da CAPES. A partir de Julho de 2012, assumiu a Diretoria de Programas e Bolsas no País da CAPES. Foi Editor Chefe da revista Genetics and Molecular Biology em 2011 e 2012. Atua como referee de revistas científicas como Plant Cell, Plant Journal, Plant Physiology, EMBO Journal, EMBO Reports, Trends in Cell Biology, New Phytologist, Proteomics. É assessor ad hoc de agências de fomento no país e exterior (NSF, EUA e Ministério de Pesquisa da França). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Vegetal e Biologia Celular e Molecular de Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: transporte intracelular de proteínas e interação planta-inseto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário