Vírus australiano ajuda agricultores a controlar Helicoverpa armigera
Visitas: 3266
Comentários: 1
10/02/14 - 11:32
Os produtores rurais do oeste baiano relatam bons resultados com a utilização do vírus australiano HzNPV no combate à Helicoverpa armigera. Os agricultores daquele país já enfrentam a praga a diversas décadas, e conseguiram “virar o jogo” com a utilização massiva de controle biológico.
Celito Breda, diretor da Abapa, Associação Baiana dos Produtores de Algodão, explica que a ideia foi aproveitar a experiência australiana. “Uma das ferramentas que nós incrementamos de forma muito massiva foi o controle biológico, principalmente na soja. Nós tivemos um vazio sanitário melhor do que nos anos anteriores. Deixamos um período mínimo de 60 dias, com o mínimo de hospedeiros para essa praga se fixar, durante os meses de setembro e outubro”, conta ele.
O vírus paralisa a lagarta, que vai ficando lenta, comendo menos e acaba definhando. O produto provoca a morte em 5 a 7 dias, mas deve ser aplicado assim que for observada a presença da Helicoverpa armigera na lavoura. A aplicação preventiva é ineficaz, pois é necessária a lagarta para “hospedar” o vírus na planta.